Notícias

voltar

Gandini é convidado para conhecer sistema de monitoramento inteligente criminal de Nova York

Sexta-feira, 01 de Março de 2019

Tecnologia utilizada na cidade americana será apresentada em Encontro Executivo da Microsoft, em março, na Flórida (EUA). Segundo o parlamentar capixaba, a intenção é avaliar a possibilidade de trazer o sistema para o Espírito Santo

image

O deputado estadual Fabrício Gandini recebeu um convite da Microsoft para participar de um evento nos Estados Unidos, onde conhecerá detalhes do sistema inteligente de monitoramento criminal desenvolvido pela Microsoft com a Prefeitura de Nova York. Este sistema utiliza tecnologia de ponta para aprimorar o trabalho policial na prevenção e solução de crimes, baseado em ferramentas de Big Data e Business Inteligente.

O Encontro Executivo da Microsoft (Microsoft EBC – Executive Briefing Center) será realizado nos dias 26 e 27 de março, em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA) e contará com debates sobre transformação tecnológica e demonstrações de soluções Microsoft, inclusive para municípios e estados.

Dentre os convidados, estão representantes governamentais, já que os sistemas apresentados podem contribuir para aumentar a eficiência da administração pública, mudar as relações entre os cidadãos e seus governos e ampliar os mecanismos de transparência e cobrança aos governantes.

Para Gandini, essa é uma missão de interesse público, pois os conhecimentos obtidos podem auxiliar em ações de combate ao crime e proporcionar mais segurança aos cidadãos.

“O sistema de combate à criminalidade em Nova York é feito com policiamento nas ruas, mas também com inteligência. A solução lá implantada reúne informações de câmeras, sensores e diversos bancos de dados. Seu funcionamento é similar a um buscador de Internet, indexando informações e fazendo associações automáticas. Com ele, um policial em patrulhamento, por exemplo, pode investigar ou qualquer pessoa ligada à segurança pública consegue buscar informações rapidamente”, destacou o deputado Gandini.

A intenção, segundo ele, é avaliar o funcionamento do sistema para trazer para o Espírito Santo, de forma piloto na cidade de Vitória. A capital já conta, inclusive, com alguns exemplos de como as soluções tecnológicas podem auxiliar a gestão pública e os governantes.

Um exemplo é o Cerco Inteligente de Segurança, implantado há cerca de um ano em Vitória. São 70 câmeras disponíveis na capital, que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. O Cerco Inteligente de Segurança reduziu consideravelmente os índices de furtos e crimes na capital. Desde que foi implantado, mais de 100 veículos roubados foram recuperados.

“Toda tecnologia que puder ser usada para tornar as cidades cada vez mais inteligentes são sempre bem-vindas. Vamos conhecer a solução da Microsoft e trazer essas informações ao nosso estado, para quem sabe implantá-la aqui”, destacou Gandini, que integra na Assembleia Legislativa do Espírito Santo a Comissão de Ciência e Tecnologia.

Não haverá custos para o poder público com essa missão, já que o convite foi feito pela Microsoft, que arcará com todas as despesas da viagem, como passagens, deslocamento e estadia.

Tag's: cidadesinteligentes;seguranca

Leia mais