Notícias

voltar

Projeto de Lei prioriza aeronaves para captação de órgãos

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019

Proposta do deputado Fabrício Gandini contempla aviões e helicópteros de propriedade do Executivo e da Polícia Militar do ES

image

Você sabia que o Espírito Santo conta atualmente com mais de mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgão? Quando surge um órgão compatível para doação, após manifestação do desejo da família, há uma corrida contra o tempo para transportá-lo o mais rápido possível entre os hospitais, já que o período entre a retirada do órgão do doador e o transplante no paciente, em alguns casos, não pode ultrapassar 4 horas, como é o caso do transplante de coração.

O deputado estadual Fabrício Gandini apresentou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar com prioridade aeronaves (aviões e helicópteros) do Governo do ES e da Polícia Militar do Estado para o transporte das equipes de captação de órgãos para transplantes.

“Considerando que a logística envolvida em um transplante de órgão é complexa, cada órgão tem um Tempo de Isquemia Fria (TIF) próprio, ou seja, o período que ele pode ficar sem circulação sanguínea, a urgência no transporte rápido e eficiente pode significar a diferença entre a vida e a morte de quem precisa. Esperamos com isso contribuir para que cada vez mais pessoas tenham suas vidas salvas”, comenta Gandini.

Ele reforça a importância de se usar as aeronaves, pois eventuais impactos mecânicos decorrentes do transporte podem danificar os órgãos a serem transplantados. “O transporte efetuado por meio de aeronaves torna-se mais eficiente e seguro, pois as aeronaves possuem condições de pousar em pistas e aeroportos menores, o que possibilita maior mobilidade fora das capitais”, justifica.

 

 

Foto: Sesa/ES


 

Tag's: transplante

Leia mais