Notícias

voltar

Deputado Gandini homenageia projetos de extensão da Ufes

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019

Sessão solene promovida na Assembleia Legislativa reconheceu a importância de 22 iniciativas nas áreas social, econômica, esportiva e cultural

image

O Dia Internacional do Estudante foi celebrado em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito, promovida na noite do dia 22 de novembro pelo deputado estadual Gandini (Cidadania). A solenidade homenageou alunos que integram 22 projetos de extensão na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em variados segmentos, abrangendo as áreas social, econômica, esportiva e cultural.

Além dos estudantes, o evento contou com a participação do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatti, da vice-reitora, Ethel Maciel; da pró-reitora de Extensão, Tânia Mara Zanotti; e professores da Universidade.

O deputado Gandini destacou a importância dos projetos de extensão que prestam serviços à comunidade e contribuem para uma sociedade mais justa. “Precisamos dar visibilidade ao que a Universidade produz e essa sessão é uma forma de registrar na história o trabalho destes projetos, que fazem a diferença na vida de tantas pessoas”, afirmou Gandini.

Segundo informações da Reitoria da Ufes apresentadas por seus representantes, a universidade conta com mais de mil ações de extensão à comunidade, entre projetos e serviços, atendendo a mais de 2 milhões de pessoas no Espírito Santo somente no ano passado.

Dentre as ações estão programas de combate ao câncer de pele, de apoio psicológico a crianças e adolescentes e também dependentes químicos, e ações nas áreas de arquitetura, saúde bucal, cidadania digital e enfrentamento de violência contra minorias sociais.

Um das ações contempladas com certificados durante a sessão solene envolve a integração de dois programas: o Solaris e o Girassol, e aborda a temática da energia solar. Integrante dos dois projetos, o estudante do curso de engenharia elétrica da Ufes, Jhemes Parma, explicou que o Solares envolve uma estação de energia composta de placas fotovoltaicas e de equipamentos que servem de demonstração de como o sistema funciona.

“Temos recebido a visita de muitas pessoas, de dentro e de fora da Ufes, que estão se conscientizando sobre a importância dessa fonte alternativa de energia”, contou.

Jhemes pontuou que o projeto Girassol é um reforço do Solares, pois faz a divulgação em várias escolas capixabas sobre a importância da energia solar e convida os alunos a conhecerem a estação fotovoltaica montada na Ufes.

 

Projetos homenageados
1. Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes
2. Brinquedoteca: Aprender Brincando
3. Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes
4. Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas (Cepad)
5. Coletivo Caleidoscópio
6. Comunicaê - Educação para a Mídia
7. Cuidadores que dançam
8. Estação Solares
9. Fordan: Cultura no enfrentamento às violências
10. Grupo Andora
11. Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra a Mulher no Espírito Santo (LAPVIM)
12. Museu de Ciências da Vida
13. Núcleo de Cidadania Digital (NCD)
14. Pequenos Negócios, Grandes Mulheres
15. Prática Pedagógica de Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência
16. Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica ao Câncer de Pele dos Lavradores do Interior do Estado do Espírito Santo
17. Projeto Engenheiro sem Fronteiras
18. Projeto Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Célula Emau
19. Projeto Girassol
20. Projeto Introcomp – Introdução à Computação
21. Sorriso do futuro
22. Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi)

Tag's: sessaosolene;ufes;diadoestudante

Leia mais