Notícias

voltar

Frente Parlamentar debaterá políticas públicas para esporte no Estado

Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Colegiado foi criado pelo deputado Gandini em defesa das federações esportivas do Espírito Santo

image

A Assembleia Legislativa do ES instalou essa semana a Frente Parlamentar em Defesa das Federações Esportivas do Estado. O presidente e autor da iniciativa é o deputado Gandini (Cidadania), que pretende com esse colegiado debater políticas públicas para o esporte capixaba e estabelecer um maior diálogo entre as federações e o Governo do Estado.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 74 federações esportivas registradas, de modalidades individuais e coletivas, mas apenas 36 delas estão em atividade. Com a pandemia do novo coronavírus e o cancelamento de eventos esportivos, essas instituições passam por dificuldades para se manter, assim como outros segmentos.

“Vamos debater propostas de políticas públicas de incentivo ao esporte com as federações que representam as diversas modalidades esportivas no Estado e propor melhorias para que, após o período de emergência em saúde pública, haja uma retomada do esporte em condições justas e profissionais. Além disso, é importante pensar a retomada do esporte como política pública de promoção de saúde e inclusão social”, destacou o deputado Gandini.

Para o presidente da Federação Espírito Santense de Futebol de Salão do Espírito Santo, Arnaud Cordeiro Filho, é preciso estabelecer normas e critérios para o esporte capixaba, que ainda é visto com muito amadorismo no Estado. Arnaud, junto com representantes de outras federações de handebol, ciclismo, futebol7, taekwondo, beach soccer, boxe, natação e ginástica artística, vem atuando para reativar a antiga Associação das Federações Esportivas do ES, que foi extinta há oito anos, como forma a dar mais força ao movimento.

“Infelizmente, com a proibição dos eventos esportivos, há federações que fecharam as suas portas por falta de recursos, já que maior parte da renda vem de eventos. Uma sugestão que daremos é que haja estímulo fiscal para empresas que invistam no esporte”, afirma Arnaud.

O presidente da federação lembra que o Estado não consegue formar bons times para mostrar todo o seu potencial e lembra que o estímulo ao esporte contribui para a melhoria da saúde; para a educação e segurança pública, já que crianças que se tornam atletas ficam mais disciplinadas e focadas.

Indicação protocolada

Além da criação da Frente Parlamentar em Defesa das Federações Esportivas do Estado, Gandini solicitou, por meio de uma indicação ao Governo do ES, que
avalie, junto à Secretaria de Esportes e Lazer, a possibilidade de cessão de imóveis de sua propriedade para a criação da “Casa das Federações”, que servirá como sede das federações esportivas do Estado.

O objetivo é diminuir os custos operacionais dessas entidades esportivas e garantir que, mesmo em períodos de redução das atividades esportivas e queda das receitas, como vem ocorrendo com a pandemia, as entidades representativas continuem planejando e organizando as atividades esportivas.
  

Tag's: frenteparlamentar;federa??oesportiva;esporte

Leia mais