Notícias

voltar

Emenda de Gandini garante calçamento de rua do bairro que abrigou pacientes de hanseníase no Estado

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023

Padre Mathias, em Cariacica, onde está localizado o Hospital Colônia Pedro Fontes, usado para isolar internos com lepra no Estado até 1962, teve principal rua calçada após articulação do deputado Gandini

Os cerca de 600 moradores de Padre Mathias, em Cariacica, estão em clima de festa. É que após uma espera que durou décadas, enfim, o calçamento chegou a uma das vias principais do bairro, conhecido por abrigar o Hospital Colônia Pedro Fontes ou Colônia de Itanhenga, onde 1.592 pessoas foram internadas, de forma obrigatória, até 1962, para isolar os portadores de hanseníase (lepra) no Estado.

“Nós sempre fomos esquecidos pelo poder público, mas, enfim, o calçamento chegou! Isso dá mais dignidade e eleva a autoestima dos moradores”, explicou o morador Valtair José de Oliveira, o Baianinho, de 70 anos, que foi paciente do Hospital Pedro Fontes, onde chegou aos 21, vindo de Teixeira de Freitas.

Para a dona de casa Helena Lúcia Galazi do Prado, 65, “o calçamento ficou 100%”. “Era lama, em dias de chuva, e a poeira, nos dias de sol. Isso causava muitas doenças respiratórias nas crianças. Agora, não preciso trabalhar até as 22h para ficar limpando os móveis da casa”, relatou.

Uma emenda parlamentar de R$ 352 mil, do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), em parceria com o governo do Estado, garantiu os recursos necessários ao calçamento.

O parlamentar visitou o bairro no dia 18 de maio, ao lado do secretário de Obras de Cariacica, Weverton Moraes, e do vereador Sebastião Caetano Neto (DC), o Netinho.

“Há cerca de um ano, estive no bairro e fiz o compromisso de enviar à prefeitura 4.900 metros quadrados de blocos de concreto e 1.500 metros de meio-fio para o calçamento, por meio de parceria com o governo do Estado. Cumpri! Voltei agora e a obra acaba de ser entregue à população. É o fim da lama e da poeira, que causavam tantos transtornos para a comunidade”, contou Gandini, que fez questão de agradecer a parceria com o prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) e com o governador Renato Casagrande (PSB).

O secretário de Obras de Cariacica elogiou o empenho do deputado. “É uma importante obra que vem trazer mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores. A parceria com Gandini e com o governador Casagrande também foi fundamental”, declarou Weverton.

O vereador Netinho, que tem reduto eleitoral na região, disse que a comunidade estava abandonada por várias gestões, mas que, agora, os moradores estão felizes.

“A poeira era o grande sofrimento. As crianças tinham doenças respiratórias. Com o calçamento, o problema foi resolvido. A obra está entregue. O deputado cumpriu com aquilo que acordou com a comunidade. E o prefeito Euclério está trabalhando nas 14 regiões da cidade”, elogiou.

HOMENAGEM

O bairro recebeu o nome de Padre Mathias na gestão do ex-prefeito Aloizio Santos, em 2 de janeiro de 2002, em homenagem ao religioso alemão que chegou ao local em 1951, recém-ordenado pela Igreja Católica. Lá, ele assumiu a missão de servir uma comunidade de pessoas diagnosticadas com hanseníase, celebrando missas, casamentos entre internos e batizados na colônia.

Atuou também como fotógrafo, levando as fotos que tirava no Educandário Alzira Bley – espécie de orfanato para abrigar os filhos de hansenianos – para as mães que ficam no Hospital Pedro Fontes.

Pelo local passaram mais de três mil crianças, em seis décadas, que cresceram distantes dos seus pais. Eles só podiam ver seus filhos por trás de grades. Nos encontros mensais, não havia abraços ou qualquer tipo de toque, pois a lepra fez com que os adultos ficassem confinados.

Padre Mathias morreu em 28 de abril de 1979, aos 76 anos. A pedido dele, foi sepultado na Colônia de Itanhenga.

“Fico ainda mais feliz porque o calçamento mexe com a autoestima dos moradores tão sofridos, formados, em grande parte, por ex-internos do Hospital Pedro Fontes. Estou honrado por ajudar a mudar essa triste realidade de discriminação”, declarou Gandini.   

Leia mais