Notícias

voltar

Gandini e comandante da Sesp visitam terreno para construção de nova sede da PMES em Jardim Camburi

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013

Gandini e comandante da Sesp visitam terreno para novo DPM em Camburi

O vereador Fabrício Gandini realizou, na manhã desta sexta-feira (05), visita técnica ao terreno que a Prefeitura de Vitória planeja ceder para que seja construída a nova sede da 5ª Companhia da Polícia Militar, em Jardim Camburi.


Na visita, Gandini foi acompanhado por um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, mais importante, pelo Coronel Fronzio Calheira Mota, subsecretário estadual de Integração Institucional e chefe em exercício da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) – sinalizando com o interesse do governo do Estado na solução do imbróglio.


A construção da nova sede da Polícia Militar (PM) no bairro tem sido uma das maiores reivindicações da comunidade desde a derrubada do antigo destacamento, há pouco mais de um ano. Por isso, a solução do problema tem sido uma das prioridades de Gandini neste início de mandato. Nas últimas semanas, Gandini e sua equipe jurídica têm redobrado esforços junto à Prefeitura para conseguir agilizar a doação da área.


APROVAÇÃO


Nessa avaliação inicial, a localização e as condições do terreno foram aprovadas pelo Coronel Calheira. Segundo ele, o espaço atenderia às necessidades operacionais da PM. A proposta é que parte da área seja destinada à construção da nova sede da 5ª Companhia, enquanto o resto do quarteirão seria reservado para a construção de uma praça pública.


O terreno a ser doado pelo município se situa exatamente atrás do Shopping Norte Sul, às margens da rodovia de mesmo nome – precisamente, entre as ruas Theófilo Costa e Waldir Soares de Melo. O terreno ocupa um quarteirão inteiro e não possui nenhuma edificação. Inteiramente descampado e de livre acesso ao público, é atualmente utilizado como estacionamento de veículos particulares.


Agora, cabe à Prefeitura de Vitória enviar a planta do terreno para avaliação técnica da Sesp. Em seguida, a secretaria vai encaminhar ofício à Prefeitura, solicitando formalmente a cessão do terreno.


ENTENDA O CASO


. Até março do ano passado, havia em Jardim Camburi um Destacamento da Polícia Militar (DPM), porém o governo estadual o derrubou, sob a alegação de que o prédio estava condenado pela Defesa Civil. Desde então, o DPM não foi transferido para outro ponto do bairro, e a ausência de um posto policial é apontada por moradores como um dos principais motivos do aumento da criminalidade em Jardim Camburi.


. Esse fato foi o que impulsionou o discurso de Gandini na tribuna da Câmara, realizado na sessão plenária do último dia 07 de março, exatamente um ano após o fechamento do DPM.


. Na ocasião, Gandini criticou duramente a política de segurança pública do Estado, cobrando mais velocidade nas ações do governo. O pronunciamento de Gandini ganhou projeção na mídia e gerou reação por parte de deputados estaduais.


. Por indicação do deputado José Esmeraldo (PR), a Assembleia Legislativa marcou audiência pública em Jardim Camburi, visando à busca de soluções para o problema. Será no dia 18 de abril, às 19h30, na Escola Elzira Vivácqua.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais