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Gandini propõe campanha para reduzir suicídios na Terceira Ponte

Segunda-feira, 17 de Março de 2014

Gandini propõe campanha para reduzir suicídios na Terceira Ponte

O presidente da Câmara Municipal de Vitória, vereador Fabrício Gandini (PPS), protocolou nesta quinta-feira indicação para que as autoridades competentes estudem a viabilidade da implantação de uma campanha voltada para a vida, ao longo da Terceira Ponte, com o objetivo de ajudar a reduzir o alarmante índice de suicídios que tem se observado ultimamente.
 
A proposta de Gandini é inspirada no modelo implantado na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, no fim de 2012. Graças à iniciativa, realizada pela Samsung em parceria com a Prefeitura de Seul, a taxa de suicídios registrados na Ponte Mapo – 2,2 km de extensão sobre o Rio Han –, até então marcada por muitas mortes desse tipo, caiu drasticamente, em cerca de 77%.
 

Basicamente, foi instalada uma série de sensores luminosos por toda extensão da ponte, os quais reagem mediante a passagem do pedestre, exibindo mensagens luminosas de valorização da vida [saiba mais sobre a iniciativa no texto abaixo e por meio do vídeo institucional da premiada campanha: http://www.youtube.com/watch? v=LYMWPSKpRpE].

 
Adaptando o modelo sul-coreano à realidade local, Gandini propõe que sejam acredito que os recorrentes casos de suicídio na Terceira Ponte poderiam ser minimizados com estímulos visuais positivos, utilizando-se de estrutura similar acima do parapeito da ponte, porém com mensagens visíveis sem necessidade dos sensores.
 
Com ação criativa, Coreia reduz em 77% suicídios em ponte de Seul
 
Por oito anos consecutivos, a Coreia do Sul apresentou a taxa de suicídios mais elevada entre as 34 nações integrantes da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento. De modo alarmante, 1.090 coreanos cometeram suicídio da mesma maneira: pulando da Ponte Mapo, uma famosa ponte erguida sobre o Rio Han, na capital Seul.
 

No entanto, por meio de uma iniciativa inovadora promovida pela Samsung Seguros de Vida, essa realidade foi radicalmente transformada, e o índice de suicídios cometidos no mesmo local caiu 77% desde setembro de 2012, quando a intervenção foi inaugurada. O que fizeram, basicamente, foi instalar uma série de sensores luminosos ao longo do parapeito da ponte. À passagem da pessoa que está considerando suicídio, os sensores reagem e revelam a ele ou ela uma série de mensagens inspiradoras.

 
Conforme a pessoa caminha, as luzes vão se acendendo e, a cada passo, o suicida é surpreendido com um ótimo motivo para desistir daquela ideia. Na grande maioria dos casos, em vez de consumar o seu propósito inicial, a pessoa acaba mesmo mudando de ideia e completando a travessia dos 2,2 km de ponte.
 
Ao todo, foram instaladas 2,2 mil lâmpadas de LED e sensores ultrassonoros, e o projeto demorou 18 meses para ser implementado. Assim, a Ponte Mapo, até então chamada de Ponte da Morte, hoje é conhecida na Coreia do Sul como a Ponte da Vida e, ainda, como a Ponte que Fala. Além disso, transformou-se em um dos principais cartões postais e atrações turísticas da capital sul-coreana.
 

Hoje, a Prefeitura de Seul e a Samsung planejam expandir o projeto também para outras pontes ao redor do mundo.

 



Autor: Vitor Vogas

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