Notícias

voltar

Câmara de Vitória lança Escola do Legislativo

Sexta-feira, 28 de Março de 2014

Câmara de Vitória lança Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Vitória lançou, nesta quinta-feira (27), projeto que vai beneficiar e qualificar o seu quadro de funcionários: por meio de projeto de resolução protocolado no fim de outubro pela Mesa Diretora, foi criada a Escola do Legislativo Municipal Claudionor Lopes Pereira. Incorporado de modo permanente à estrutura da Câmara de Vitória, o novo órgão auxiliar terá por objetivos promover a formação continuada dos servidores da Casa e contribuir para o desenvolvimento dos próprios servidores e dos cidadãos capixabas.

 
A Escola do Legislativo foi instalada nesta quinta, às 16h, em sessão especial no plenário da Câmara de Vitória. Na inauguração, os funcionários e vereadores contaram com palestra de dois dos maiores especialistas brasileiros em matéria de escolas de capacitação no serviço público: o servidor do Senado Florian Augusto Coutinho Madruga e o advogado Roberto Eduardo Lamari, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) – veja os currículos abaixo. Essa foi uma das raras oportunidades em que os dois falaram no mesmo evento.
 
“Com essa medida, o que pretendemos é fortalecer os quadros desta Casa de Leis, mantendo um programa de capacitação permanente e de estímulo à produção e retenção de conhecimento em nossa instituição”, destaca o presidente do Legislativo municipal, vereador Fabrício Gandini (PPS).
 
Funcionamento
 
A ideia é que, por meio da Escola do Legislativo, a Câmara ofereça, regularmente, cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento profissional de seus quadros. A Escola do Legislativo vai funcionar em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Vitória, nos moldes de outras escolas já existentes, como a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
 
A Câmara também pretende estimular os funcionários a fazerem cursos de especialização lato sensu ou stricto sensu, bem como promover ações inclusivas de servidores com alguma deficiência.
 
A Escola do Legislativo será vinculada à Direção Geral da Câmara e composta por um conselho gestor, formado por seis servidores da Casa e presidido pelo coordenador da Escola. A primeira coordenadora é a pedagoga Monica Washington do Rosario e Rosario, funcionária de carreira da Prefeitura de Vitória, cedida para a Câmara para chefiar essa projeto, por conta da experiência na área.
 

Sob a responsabilidade da Escola do Legislativo, também ficarão a Biblioteca e o Centro de Documentação e Memória da Câmara, espaços a serem criados com o intuito de preservar o acervo da instituição. O projeto ainda prevê a realização de cursos de idiomas.

 
Currículos dos palestrantes
 
Florian Augusto Coutinho Madruga

Servidor do Senado há 40 anos, atualmente exerce a função de diretor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado (gráfica), além de ser membro do Conselho Editorial da Revista FOCO. Preside a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) desde 2003.

 
Roberto Eduardo Lamari

Especialista em gestão pública pela USP e autor de várias publicações sobre o assunto, Lamari foi diretor-presidente e fundador das Escolas da Assembleia Legislativa de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo. Desde 2010, é o vice-presidente da Abel.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais