Notícias

voltar

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2013-2014: FIM DO VOTO SECRETO

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015

A grande conquista do Novo Regimento Interno

image

Inúmeras mudanças foram aprovadas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Vitória, trazendo melhorias e conquistas históricas para a Casa, tornando-a inspiração e modelo para outras Câmaras do Espírito Santo e até mesmo do Brasil.

Uma das reivindicações de mais relevância e significado, realizada pelo Vereador Fabrício Gandini (PPS), foi a total extinção do voto secreto para toda e qualquer votação na Câmara Municipal de Vitória.

“O voto secreto representa tudo que o país não quer”.

O voto secreto, na CMV, ainda era possível durante os sufrágios de vetos do Poder Executivo sobre Projetos de Leis dos Vereadores. Tal tipo de votação se mostrava pouco transparente e impedia que a população ficasse ciente, de fato, das decisões tomadas pelos representantes eleitos. Com votações sempre abertas e transparentes, é possível identificar se os interesses do Parlamentar estão alinhados ao interesse público.

“Não existe mais espaço para parlamentares que não mostram sua opinião. Isso é fruto de um projeto de lei, que apresentei em 2010, mas só começamos a colher em 2013. A população, nas manifestações de junho de 2013, conseguiu transformar aquele momento, dando possibilidade para que a Câmara pudesse avançar com essa votação”, afirmou Gandini.

 

Equipe de Comunicação – Vereador Fabrício Gandini

Leia mais