Notícias

voltar

OBRAS DA CESAN EM DEBATE

Sexta-feira, 12 de Junho de 2015

Audiência Pública realizada na última quinta-feira

image

Na última quinta-feira (11/06) a Audiência Pública que teve como discussão as obras da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) durou cerca de duas horas, com a presença dos vereadores que ouviram a diretoria da Companhia, representantes da Prefeitura, das nove regionais da capital e a sociedade civil organizada.

O evento foi promovido pelo vereador Fabrício Gandini (PPS) e trouxe elucidações sobre as obras e principalmente, ações práticas programadas em conjunto para a melhoria na eficiência das obras na cidade. O debate começou com a apresentação de alguns dos principais problemas em todo o município e que mais geram reclamações pela população, com casos enviados pelas nove regionais para Gandini.

“A ideia inicial é discutir a Cesan, mas na verdade vamos questionar a qualidade de todas as prestadoras de serviço que impactam a população com obras. É uma insatisfação que toda a população sofre e percebemos um grande aumento no número de reclamações como mostram as imagens que exibimos“, afirmou. O vereador continuou e disse que os problemas devem ser resolvidos de forma colaborativa, por isso fez questão de incluir a Prefeitura na discussão e lembrou que cabe ao executivo municipal fiscalizar.

Sergio Peterle, gerente de projetos especiais da Secretária de Gestão Estratégica (Seges), ressaltou a importância do evento e da integração de todos os envolvidos para prestar um serviço com mais planejamento e sem maiores problemas. “A comunicação entre os envolvidos é importantíssima. Quando a Cesan nos apresentou o projeto de intervenção em Jardim Camburi, identificamos que seria junto com a implantação do Binário e teria oferecido vários gargalos. Cesan e PMV deveriam se comunicar mais no planejamento,“ disse.

O Secretário de Obras da PMV, Zacarias Carraretto discorreu sobre a recuperação e finalização das obras pela Cesan. “Essa demora deixa a população insatisfeita e com razão,” disse. Ele também pontuou que as responsabilidades precisam ser definidas: “Estamos regulamentando a lei que define as responsabilidades de cada um, Prefeitura, Cesan e empreiteira contratada,” complementou.

Otto Andrade, gerente da Secretária de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), identificou que os maiores problemas são na manutenção da rede da Cesan e que precisam ser planejadas sempre: “Dependendo do porte da obra, temos um grupo multidisciplinar para aprovar, quando sentamos com a Cesan e planejamos, os problemas são minimizados,” esclareceu.

A Diretora de Operação Metropolitana, Sandra Sily, informou que a Cesan está passando por um processe de melhoria na gestão de qualidade dos seus processos. “Sabemos das nossas dificuldades, não estamos aqui pra negar nenhum desses fatos que foram apresentados e temos consciência que muitas coisas precisam ser melhoradas e vamos batalhar por isso,” contou. Ela também informou que a Companhia vai iniciar um treinamento para todos os fiscais de obra, a fim de melhorar o controle na qualidade. “Contratamos também uma consultoria no reparo da pavimentação,” afirmou. Ela disse que a empresa cobra muito dos contratados, por isso a Cesan está a realizar uma mudança: “Temos uma carência de boas empreiteiras. É um sufoco para concluir as obras e o atual contrato será reincidido com a atual construtora” informou com exclusividade.

O Diretor de Administração e Meio Ambiente, Anselmo Tose, ratificou a importância do trabalho em conjunto para a solução de todas as dificuldades. “A energia aqui está muito boa e vamos juntar forças pra fazer o que for preciso para melhorar e levar soluções para toda a população,” concluiu.

Gandini encerrou com uma ideia prática interessante e aprovada por todos os envolvidos: criar um grupo no WhatsApp a fim de juntar esforços na solução de problemas. “As nove regionais, mais as Associação de Moradores e representantes da Cesan e da Prefeitura teriam contato direto para a resolução de problemas de qualquer ordem”, sugeriu. Tose e Sily acataram a ideia que já está em processo de viabilização.

Compuseram a Mesa de debates: o vereador proponente, Fabrício Gandini, o Diretor de Administração e Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tose, a Diretora de Operação Metropolitana da Cesa, Sandra Sily, Otto Andrade, gerente da Secretária de Desenvolvimento da Cidade (Sedec-PMV), o Secretário de Obras da PMV, Zacarias Carraretto, Sergio Peterle, gerente de projetos especiais da Secretária de Gestão Estratégica (Seges). Além da participação dos vereadores Neuzinha (SD), Zezito Maio (PMDB), Sérgio Magalhães e Luiz Paulo Amorim (PSB).

Autor: Equipe de Comunicação 

  

Leia mais